Loading...
Ranking 2017-03-06T19:08:09+00:00

Ranking

O ranking da CUP SERIES é original e bem diferente do formato geralmente utilizado no Brasil. Mas, ao mesmo tempo, é também bastante simples e direto. Com seu sistema que concede uma pontuação inversamente proporcional ao tempo de prova, o circuito não só estimula a competitividade entre atletas e equipes, como também incentiva os participantes a baterem suas próprias marcas e seguirem em evolução constante.

Aqui, quanto menor o tempo de prova, maior é a pontuação conquistada. E a regra número 1 é ser rápido!

Entenda o sistema de pontuação e o ranking da CUP SERIES:

A cada etapa, será estipulada a quantidade de pontos em disputa em cada CUP (RUNNING, TRIATHLON, DUATHLON, AQUATHLON e SWIMMING). Essa pontuação será sempre divulgada previamente (na abertura das inscrições) e é resultado de uma avaliação técnica baseada no tempo máximo de competição e na dificuldade do percurso.

Esse tempo máximo de prova será convertido em segundos, assim como o tempo de prova de cada participante. E a pontuação final do atleta na etapa será o resultado da subtração: TEMPO MÁXIMO DE PROVA – TEMPO DE PROVA DO PARTICIPANTE (TEMPO MÁXIMO DE PROVA menos o TEMPO DE PROVA DO PARTICIPANTE).

O TEMPO MÁXIMO DE PROVA do Triathlon CUP (etapa Peruíbe), por exemplo, é de 2h (DUAS HORAS) + 20min (VINTE MINUTOS) de tolerância, o que, somado e convertido em segundos, fica em 8.400 (OITO MIL E QUATROCENTOS SEGUNDOS) ou: 8.400pts (OITO MIL E QUATROCENTOS PONTOS).

Veja alguns exemplos de pontuação no Triathlon CUP:

Exemplo 1:

Pontos TRIAHLON CUP (etapa Peruíbe) ou TEMPO MÁXIMO DE PROVA: 8.400

TEMPO DE PROVA DO PARTICIPANTE A: 58m10s => 58 * 60 + 10 = 3.490s

PONTOS TRIATHLON CUP (etapa Peruíbe) – 3.490 => 8.400 – 3.490 = 4.910pts

Logo, a pontuação conquistada pelo PARTICIPANTE A nesta etapa foi de 4.910pts.

Exemplo 2:

TEMPO DE PROVA DO PARTICIPANTE B: 1h59m59s => 60 * 60 + 59 * 60 + 59 = 7.199s

PONTOS TRIATHLON CUP (etapa Peruíbe) – 7.199 => 8.400 – 7.199 = 1.201pts

Logo, a pontuação conquistada pelo PARTICIPANTE B nesta etapa foi de 1.201pts.

Cada etapa e cada CUP (RUNNING, TRIATHLON, DUATHLON, AQUATHLON e SWIMMING) terá um TEMPO MÁXIMO DE PROVA (PONTUAÇÃO) diferente, podendo haver casos em que TRIATHLON e DUATHLON tenham a mesma base de pontuação.

Ao término das 3 (três) etapas do circuito, o campeão de cada categoria será o que somar o maior número de pontos na sua respectiva categoria de idade, enquanto o CAMPEÃO dos CAMPEÕES será aquele que somar o maior número de pontos entre TODOS os campeões das categorias. Todos os resultados são computados para o ranking e não há descarte de etapas no fim da CUP SERIES.

 Ranking das Equipes

Os pontos serão também atribuídos à equipe do participante para o ranking de cada CUP. E no fim do circuito também serão conhecidas a Equipe Campeã por Total, aquela que somar o maior número de pontos absolutos, e a Equipe Campeã por Média, aquela que somar o maior número de pontos proporcionais ao número de atletas participantes da equipe (PONTOS SOMADOS / NÚMERO DE INTEGRANTES DA EQUIPE ou PONTOS SOMADOS divididos pelo NÚMERO DE INTEGRANTES DA EQUIPE).

Exemplo:

A EQUIPE A conta com 10 integrantes e somou o maior número de pontos no circuito: 120.000pts

A EQUIPE B conta com 5 integrantes e conquistou no circuito a soma de: 100.000pts

Logo, a EQUIPE A foi reconhecida como a Equipe Campeã por Total

Por outro lado, na pontuação por Média (ou proporcional), a EQUIPE B conquistou um resultado bem mais positivo, pois:

EQUIPE A

PONTOS SOMADOS / NÚMERO DE INTEGRANTES => 120.000 / 10 = 12.000pts

EQUIPE B

PONTOS SOMADOS / NÚMERO DE INTEGRANTES => 100.000 / 5 = 20.000pts

 Logo, a EQUIPE B foi reconhecida como a Equipe Campeã por Média

Mas ATENÇÃO! É IMPRESCINDÍVEL que a equipe do atleta esteja DEVIDAMENTE CADASTRADA para somar pontos no ranking. Se o participante não indicou nenhuma equipe previamente cadastrada no momento da inscrição, os pontos não serão atribuídos a nenhuma equipe.

Durante a temporada, o atleta pode mudar de equipe, mas os pontos conquistados em etapas anteriores continuam sendo computados para a equipe da qual ele fazia parte naquele momento. Claro, sem prejuízo da pontuação individual do participante.

Além das disputas, temos condições especiais para inscrições de Equipes/Assessorias.

SAIBA MAIS

Participe e faça parte dessa festa!

#TUBIGsports
#EsporteParaQuemAmaEsporte

#CUPseries
#VENHAserCAMPEÃO

#RunningCUP #TriathlonCUP #DuathlonCUP #AquathlonCUP #SwimmingCUP #DESAFIOdoCAMPEÃO